' Falta tanta coisa na minha janela como uma praia, falta tanta coisa na memória como o rosto dele*, falta tanto tempo no relógio quanto uma semana, sobra tanta falta de paciência que me desespero. Sobram tantas meias-verdades que guardo pra mim mesma*, sobram tantos medos que nem me protejo mais, sobra tanto espaço dentro do abraço, falta tanta coisa pra dizer que nunca consigo..

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Homem também fofoca.

Okay, quando ouvimos a palavra fofoca o que vem a nossa mente é a imagem daquela sua vizinha mais velha que vive no portão para cuidar da sua vida, sabe cada passo que você dá e todos os horários de saída e chegada na sua casa. Não satisfeita em apenas saber, ainda repassa tudo o que sabe para o bairro inteiro, e antes repassasse como realmente ocorre. Essas pessoas normalmente tem o dom de fantasiar e aumentar os acontecimentos. São as famosas vizinhas contadoras de histórias.



Forçando um pouco mais a associação da palavra fofoca a imagens, conseguimos imaginar (além das vizinhas) aquela "amiga" filha da mãe que adora falar de você para os outros. A verdade é que todo mundo fofoca, todo mundo INCLUSIVE os homens. E não existe nada pior do que homem fofoqueiro.

Okay, fofocar é feio para todo mundo, mas vocês já viram um homem fazendo fofoquinha? É inúmeras e infinitas vezes pior que qualquer mulher. Homens conseguem ser maldosos, enquanto mulheres conseguem ser apenas engraçadas, mesmo quando somos maldosas acabamos os assuntos com diversas gargalhadas, e mais do que isso, nós sabemos o momento certo e o local apropriado para que ocorra este tipo de comentário (claro que quando me refiro a nós mulheres, estou excluindo aquelas nossas vizinhas e algumas daquelas "amigas" que não tem um pingo de bom senso, e as vezes chegamos até a duvidar que realmente são mulheres de tão "masculinas" que são as suas fofocas). Não sei por que há tanta diferença entre fofoca feminina e fofoca masculina, mas talvez por esta atitude ser mais esperada de mulheres quando vemos um homem participando disso é horripilante.

Há quem diga que APENAS as mulheres fofocam. Mas a realidade é bem diferente desta afirmação. É claro que nós mulheres fofocamos, aliás fofocar é uma palavra muito feia (e completamente masculina), nós apenas comentamos a realidade a partir do nosso ponto de vista com algumas amigas. A verdade é que nós mulheres adoramos compartilhar os acontecimentos com as nossas amigas, mas apenas isso. Prova disto é o fato de nós mulheres compartilharmos todos os nossos pensamentos (e não apenas os pensamentos maldosos), se estamos tristes, conversamos com uma amiga, se levamos um pé na bunda corremos para os braços de nossas amigas e não temos vergonha de chorar. Os homens também correm para os braços de nossas amigas, mas com certeza não é para chorar.

É muito raro, mais muito raro mesmo, ver um cara se lamentando com o outro. Chorando publicamente porque levou um pé na bunda ou lamentando estar acima do peso com um complexo tão grande que jura que nunca mais vai sair de casa. Mas na hora de fofocar, aaaah... ai os homens se soltam e resolvem se revelar. Vamos tentar imaginar o quão ridícula é esta cena:

Dois amigos na academia conversando. Enquanto outras pessoas malham estes dois reparam em tudo, aquela menina que esta acima do peso, aquele cara que tá tentando ser forte, aquela outra que tem celulite. Sim, vocês podem estar associando esta imagem a duas mulheres, mas não... isto tem acontecido com o sexo masculino, e é mais comum do que se imagina.


Agora imagina se além de reparar, eles resolvem comentar? É claro que vocês (homens) vão alegar que comentam para se distrair, para brincar e soltar boas gargalhadas, mas a realidade é que quem esta soltando boas gargalhadas com tudo isto somos nós, mulheres, ao ver o papelzinho lindo (e cá entre nós, bem típico de vocês) que vocês andam apresentando.


Os dois amigos na academia começam a cochichar, cochicar e gargalhar, gargalhar e olhar ao redor para ver se alguém notou o escandalo que "as moças" estão fazendo. Olham para o alvo de piadinhas e tentam disfarçar. Não querem ser notados, mas não sabem disfarçar. Imaginem bem a cena, e me digam se não é completamente ridícula? Mas ainda pode piorar. Agora imagina uma turma de amigos, homens e mulheres.

E imagina que as mulheres desta turma são mais homens que, de fato, os verdadeiros homens. E não porque são masculinas, porque não são. Mas porque os homens andam agindo tão "menininhas" que até a Barbie fica máscula ao lado deles.

Ao invés das meninas ficarem com picuinhas quem fica são os meninos. E como eles a-do-ram comentar sobre as meninas. Porque elas são chatas, porque não são animadas, porque se vestem mal, porque não são divertidas. Enfim, dão mais alfinetadas que o próprio Ronaldo Esper.


Mas não contentes em alfinetar, eles precisam desesperadamente comentar. Precisam cochichar, repassar, compartilhar. É quase como uma necessidade fisiológica. Se há meninos novos na turma eles necessitam comentar entre eles tudo o que tem de errado com as meninas desta turma. Quanto antes melhor. Aquele famoso "papo de homem" né?

E ai eles falam, falam e falam mais ainda. Comentam tudo quanto é futilidade e maldade possível. E quando o assunto não é sério, eles dão risada. Mas até quando o assunto é sério eles tem um jeitinho todo masculino de fofocar. "Ops... escapou". É, este é o método mais utilizado por eles, contar algo sabendo que vai dar confusão, fingir que foi sem querer e pedir para que você finja que não sabe de nada.


Imagina um cara todo ansioso e com medo daquela fofoca que ele fez estourar e sobrar para ele? Cena linda. Agora tenta associar estas cenas a ambos os sexos e me diga com toda a sinceridade do mundo, qual delas é mais "bonita"?


E ainda me falam que fofoca é coisa de mulher?
Aloooou, estamos em 2010.


A modernidade fez com que mulheres passassem a agir mais como os homens e com que os homens passassem a agir mais como as mulheres. Fofoca é apenas um dos itens que os homens decidiram tomar conta (e estragar, já que fofoca masculina consegue superar, não positivamente, as fofocas femininas).

OBS: O texto não defende fofoca feminina, nem masculina. Ambas são ridículas, embora eu realmente ache que fofoca masculina é game over total.

2 comentários:

  1. Es una muy mala influencia a las personas, porque le esta dejando el mensaje que la fofoca, el hablar y inventar cosas de la vida de otras personas esta bien... Y en mi opinion no!" asi que yo doy mi opinion que esto esta muy maaal...euge"

    ResponderExcluir