' Falta tanta coisa na minha janela como uma praia, falta tanta coisa na memória como o rosto dele*, falta tanto tempo no relógio quanto uma semana, sobra tanta falta de paciência que me desespero. Sobram tantas meias-verdades que guardo pra mim mesma*, sobram tantos medos que nem me protejo mais, sobra tanto espaço dentro do abraço, falta tanta coisa pra dizer que nunca consigo..

segunda-feira, 29 de abril de 2013

10 dicas para um casal manter o orçamento em dia;

Texto muito bem escrito pelo nosso querido aspirante a economista: 
Lucas Ribeiro.
Compensa dar uma espiadinha! :)

Quando o assunto “como está o orçamento?” é levantado em uma roda de amigos, sempre vem acompanhado da resposta “está complicado!”. E, de fato, é complicado! Manter um orçamento quando você está solteiro é mais fácil, porque você mesmo tem o poder de decisão – onde investir sua renda, quanto usar para satisfação pessoal, etc. Agora, quando uma pessoa casa, a história muda. Afinal, além da gestão financeira de uma casa – onde existem contas fixas -, há vontades pessoais envolvendo mais de uma pessoa. Essa, é a parte que leva mais tempo para ser ajustada no orçamento do casal. Pensando nessas dificuldades, seguem dicas de como ter um orçamento estável e evitar atritos referentes à dinheiro:


01 - Reuniões mensais
Conversar sobre dinheiro, geralmente, é uma situação chata. Porém, muito necessária. Reserve dois dias no mês para conversar sobre este assunto (ideal seria que estas conversas ocorressem nos dias de pagamentos). Conversem sobre os ganhos e onde estes serão aplicados, quais contas serão quitadas e o que será feito com o saldo. Isso demonstra confiança financeira entre o casal.

02 – Planilha de controle financeiro
Abandone o controle por caderno de anotações ou lembretes na geladeira. Crie planilhas de controle global dos gastos do casal, onde ambos terão o controle e enxergarão qual é a real situação. Além de ajudar a descobrir onde devem investir, está é uma ótima ferramenta para ser analisada e discutida nas reuniões. Existem diversos modelos de planilhas de orçamento pessoal disponíveis na internet, mas a mais completa está disponível no site da BM&F Bovespa gratuitamente.

03 – Planejamento
A meu ver está é a dica mais complexa e difícil. Planejar é essencial para o casal: colocar no papel as ambições e onde querem chegar. Planejamento é listar o que o casal deseja e onde quer chegar em 1 ou 10 anos. Assim, colocar quais atitudes serão tomadas para que cada meta seja conquistada. O planejamento com sabedoria faz com que as metas sejam alcançadas. É como foi colocado, muito bem por sinal, por Jacques Anatole François Thibault – Nobel de Literatura em 1921: “para realizar grandes coisas, não devemos apenas agir, mas também sonhar, não só planejar, mas também acreditar”.

04 – Critérios para decisões
As decisões, que envolvem o casal diretamente, pedem critérios. Por isso, pondere as necessidades da ação e veja se ambos estão de acordo e confortáveis financeiramente. Estas decisões devem trazer benefícios para os dois.


05 – Particularidade
Temos que deixar claro onde o dinheiro é investido - lembrando que este a ser investido, é o saldo após o pagamento das obrigações fixas do orçamento. É necessário respeitar a particularidade de ambos. A junção das rendas para conquistar metas do casal não dá o direito de controlar o dinheiro que sobra do parceiro.

06 – Sinceridade nos gastos
A confiança mútua é essencial para um relacionamento saudável e um dos fatores que devem ser resolvidos é a vida financeira. Deixe o seu parceiro ciente de como está sendo gasto o dinheiro. Um casal que não tem segredos financeiros é fortemente consolidado em outras áreas do relacionamento.

07- Pesquisa
O “pesquisar” está ligado diretamente ao planejamento, pois demanda algum tempo. Realizar pesquisas de mercado é essencial para tomar uma decisão. Antes de fechar qualquer compra, tenha no mínimo três orçamentos - de lugares diferentes - relacionando as facilidades, formas de pagamento e os descontos oferecidos. Este é um ótimo instrumento para ser utilizado – A famosa e necessária “pechincha”.

08- Criatividade
Ter momentos bons em casal não significa ir para restaurantes caros ou fazer aquela viagem que será paga em parcelas (e que comprometerá 30% da renda dos dois nos próximos 10 meses). Ter criatividade é criar momentos especiais com o parceiro com baixo custo, podendo ser um piquenique no parque perto de casa ou um jantar à luz de velas em casa. Saiba dar importância à pessoa com quem está e não ao lugar que está.


09 – Poupança
Do mesmo jeito que conversar sobre dinheiro é uma situação complexa, poupar é um hábito difícil. Uma reserva de dinheiro é estreitamente importante para a segurança do orçamento, pois acontecem imprevistos (e ele, como a própria palavra explica, não vem com o dinheiro para passarmos por ele). O ideal é guardar por mês de 10% a 20% da renda particular. Poupar é fundamental para a tranquilidade do casal.

10 – Divisão das contas
Este é outro item que deve ser levado tranquilamente por casais. Se não for bem entendido e aceito, pode causar grandes atritos. Naturalmente, quem tem a maior renda deve se comprometer a pagar um valor maior das contas geradas igualmente por ambos, até que a pessoa com menor renda consiga fazer a divisão perfeita de 50% para cada.

Texto completo aqui: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário