' Falta tanta coisa na minha janela como uma praia, falta tanta coisa na memória como o rosto dele*, falta tanto tempo no relógio quanto uma semana, sobra tanta falta de paciência que me desespero. Sobram tantas meias-verdades que guardo pra mim mesma*, sobram tantos medos que nem me protejo mais, sobra tanto espaço dentro do abraço, falta tanta coisa pra dizer que nunca consigo..

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Saudades do Orkut!

Não quero que deletem meu Orkut. :(
Quanta saudade, momentos e recordações ainda existem por lá?

Fiz meu login hoje, fui tomada por tantos sentimentos que mal sei explicar. Devia ser proibido algo com tanta história ter um fim. Tudo bem, pouca gente usa. Mas tanta gente ainda tem suas contas habilitadas, pra vira e mexe dar uma espiada, matar a saudade, relembrar fatos..


A primeira coisa que eu me lembrei ao efetuar meu login foi como era difícil conseguir um convite pro Orkut. Fui uma das primeiras, mal sabia mexer, estava tudo em inglês, só cabiam 12 fotos no álbum, o que não era nenhum problema, já que não tínhamos câmera digital e conseguir estas 12 fotos era um sacrifício. Sim, você tinha que escolher suas melhores fotos reveladas, escanear e enviar. Devido a trabalheira que dava, a maioria dos perfis tinha foto de algum bichinho ou de alguma coisa nada a ver. Lembro que recebi meu convite em 2004, não lembro se convidei meu amigo mais nerd ou se ele que me convidou, mas o fato é que, dos meus conhecidos, só nós dois possuíamos a rede. Os convites eram contados. Você não podia ultrapassar o limite. Inicialmente eram três convites por pessoa. Com o tempo as coisas foram ampliando e melhorando (e piorando também) e todo mundo se integrou a rede. Mas fazer parte da população inicial do Orkut é de uma saudade tremenda. Ok, não gostei da rede logo de cara. Não entendia quase nada em inglês, não possuía nenhum conhecido (além do meu queridíssimo nerds amado) e a rede não tinha lá muito sentido. Só o fato de ser VIP. De ter sido convidada enquanto as pessoas mendigavam convites. Tá ai uma rede social pra aumentar a auto estima das pessoas. Era tanto amor estampado por todos os lados que não consigo entender como teve fim.


Dei uma abandonada na rede quando os convites ainda eram limitados. Depois voltei com força total. E o Orkut sofreu tantas mudanças, tantas alterações. Dava pau, dava bug, dava defeito, dava raiva, dava amor. Principalmente amor. Entre amigos, né?! Porque quantos namoros terminaram por causa do Orkut é surreal. Mas tantos outros começaram por lá também.

Existe coisa mais fofa que depoimento? Gente, eu tava relendo os meus e que dor no coração, não quero perde-los. Quanto amor, quanta declaração, quanto sentimento. Me passou um mundo de histórias e lembranças na cabeça. Minhas comunidades!! Sim, você podia se descrever com comunidades, se deixar conhecer por comunidades, interesses, gostos. Nunca tive muitas, tenho 30. Mas essenciais em cada detalhe. Como algo assim pode deixar de existir?


Quando o Facebook surgiu também fui uma das primeiras a fazer minha conta. Odiei! Voltei correndo pro meu amado Orkut e resisti bravamente por mais um ano, até me render ao Facebook também. Confesso que com o tempo foram surgindo coisas que acabaram poluindo a imagem do Orkut, mas isso também acontece com o Facebook, não estamos a salvo em lugar nenhum. Mas mesmo com todas as coisas bizarras (que de tão bizarras se tornavam engraçadas) a rede continuava sendo um ninho de amor.

Podíamos postar mais fotos, podíamos escolher entre deixar ou apagar um scrap, aceitar ou recusar um depoimento, jogar ou não um joguinho, fazer gracinha com o buddypoke, ter fãs, ser sexy, confiável e legal, a unica coisa que não conseguimos escolher (a principio) foram as visualizações de perfil. É, o Orkut se mostrou um tremendo dedo-duro. Mas foi tão preocupante e engraçado que hoje acredito que todos nós damos risada. Depois foi possível trancar os álbuns e ninguém conseguia fuçar sua vida, mas sempre eram descobertas falhas que possibilitavam infringir a "norma" e fuçar. Fuçar, fuçar e fuçar! Não é mais a mesma coisa. Não tem mais a mesma graça. Embora o Facebook seja praticamente igual, é completamente diferente.


Vou sentir uma saudade absurda. E acredito que por mais que todos nós nem utilizemos mais o Orkut, não conseguimos nos desvincular de nossas contas por um apego imensurável por todas as coisas e momentos que ele nos proporcionou.

Eu pediria que ele durasse pra sempre!
Tenho vida, história, lembranças, momentos, situações, recordações todas ali. Guardadas e esquecidas em um canto que a qualquer momento eu posso ver. Vou sentir MUITA SAUDADE! E depois dessa pequena "viagem" ao logar na minha conta eu só tenho uma coisa pra dizer: 
- OBRIGADA POR TUDO, ORKUT!

Nenhum comentário:

Postar um comentário