' Falta tanta coisa na minha janela como uma praia, falta tanta coisa na memória como o rosto dele*, falta tanto tempo no relógio quanto uma semana, sobra tanta falta de paciência que me desespero. Sobram tantas meias-verdades que guardo pra mim mesma*, sobram tantos medos que nem me protejo mais, sobra tanto espaço dentro do abraço, falta tanta coisa pra dizer que nunca consigo..

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Depressão;

Repararam quantos casos tem sido noticiados nos últimos tempos? Embora a Psicologia esteja conquistando seu espaço nos últimos anos, o preconceito (e a falta de conhecimento) perante a profissão ainda é muito grande.

Acabo de ser surpreendida com a morte do ator Robin Williams. Segundo informações, ele estava lutando contra uma depressão severa. Ainda não posso afirmar que foi mais um caso que terminou na triste forma de suicídio. Mas as principais suspeitas da polícia é que o ator realmente "deu fim" ao seu sofrimento. Poucas semanas atrás fomos surpreendidos com o suicídio do comediante Fausto Fanti (Renato, do grupo de humor Hermes & Renato). Com um relato emocionantíssimo de seu irmão, conseguimos entender um pouco mais do sofrimento que tomava conta de uma das pessoas que mais fizeram os jovens da nossa geração sorrir. Nas duas ultimas semanas, estes foram os casos em evidência. Mas não são os primeiros! Não são os únicos e, provavelmente, enquanto estou aqui escrevendo mais alguém possa estar desistindo da "batalha da vida" devido a depressão. 

É triste perceber a proporção que a doença tem tomado, os cuidados que estão em falta e como, mesmo com todos esses casos em evidência, as pessoas ainda se recusam a procurar ajuda psicológica. Depressão não é frescura, psicólogo não é coisa de louco, e você não se torna menos que ninguém por procurar ajuda. Pelo contrário!

Vivemos numa geração onde os médicos são procurados para tudo, desde que não envolva a saúde mental. Quando o assunto é envolvido são gerados diversos tabus e mesmo com a reforma psiquiátrica brasileira, ainda não conseguimos reconhecer a importância de um profissional especializado em nossas vidas. 

Recentemente, li "Holocausto Brasileiro", pra quem não conhece é um excelente livro da jornalista Daniela Arbex. O livro relata o genocídio com 60 mil mortes no maior Hospício Brasileiro. Pacientes eram internados a força, sem nenhum diagnóstico de doença mental, violentados, torturados e mortos. As vezes eram apenas pessoas tímidas, mulheres traídas, pessoas depressivas. Homossexuais, prostitutas, epilépticos, meninas que engravidaram de seus patrões ou que perderam a virgindade antes do casamento. A verdade é que, qualquer pessoa que não se ajustasse a sociedade ou aos interesses dos mais poderosos, era considerado louco, e "jogado para morrer" no Hospício de Barbacena, em Minas Gerais. 

Graças a reforma psiquiátrica, este tipo de Holocausto realizado pelo Estado, onde os médicos, funcionários e toda a população foram coniventes, não existe mais. Pelo menos, não deveria existir. Vi pouco tempo atrás na TV uma reportagem sobre casos semelhantes, onde os pacientes eram desrespeitados, sofriam condições desumanas e quero deixar bem claro, que qualquer uma destas situações desagradáveis devem ser denunciadas e os responsáveis punidos. De qualquer forma, citei o livro apenas para enfatizar que o "preconceito" com a saúde mental vem de décadas. Mesmo assim, hoje, a psicologia tem conquistado seu espaço e luta para que esses tabus sejam quebrados.

Quando alguém está sentindo um desconforto no coração, o que faz? 
Procura um cardiologista. 

O mesmo procedimento deve ser tomado quando sentimos um desconforto mental. As vezes, temos todas as respostas a nossa frente e não conseguimos enxergar sem ajuda. Já ouvi diversas vezes que "para isso servem os amigos". O fato é que um Psicólogo estuda anos (e passa o resto da vida estudando e se especializando) para saber a melhor forma de te ajudar. Sua opinião, escuta, reflexão é toda baseada em teorias, estudos e conhecimento. Nesse caso, amigos são como remédios caseiros. Podem parecer ajudar por um tempo, mas se você não procurar um especialista e os sintomas persistirem, você vai acabar ficando mais adoentado do que já estava inicialmente.

Outra coisa que queria enfatizar com a citação do livro é que por mais que a saúde mental fosse vista de outra maneira, que diversas situações não tenham sido diagnósticas, ou pelo menos, não diagnosticadas corretamente, a taxa de suicídio aumentou brutalmente nos últimos anos, principalmente entre os jovens. Estima-se que nos últimos 25 anos essa taxa tenha aumentado 30%. Sabia que essa taxa é maior do que a média de crescimento da população? Morrem cerca de 26 brasileiros por dia devido ao suicídio. E embora seja um número alarmante, as pessoas ainda não conseguem abordar o assunto. 

Na década de 1990, a taxa de suicídio aumentava em todos os países do mundo, e a OMS (Organização Mundial de Saúde) resolveu lançar um programa de prevenção. Todos os países que fizeram campanhas de esclarecimento conseguiram reduzir os números. O que só confirma ainda mais que precisamos nos livrar dos tabus e buscar ajuda. Procurar ajuda. Disponibilizar ajuda. Investir em ajuda. 

Eu podia passar a noite inteira escrevendo sobre os motivos que tem levado a esse aumento de suicídios nos últimos anos. Nossa sociedade cada dia menos solidária, a pressão constante para sermos felizes, os ideais que temos perdido com o decorrer dos anos, a falta de apoio, nossa busca insaciável, ganancia, conflito de gerações, entre tantas outras coisas. Mas o que quero enfatizar não é nossa "sociedade doente", mas a cura de um conflito interno que tem destruído diversas pessoas (e famílias).  

Não só a depressão tem sido preocupante, como tantas outras doenças e/ou síndromes que temos acarretado com o passar dos anos. O fato é que devemos nos preocupar com nossa saúde mental como nos preocupamos com nossa saúde num geral. Procurar um profissional sempre que sentirmos a necessidade de ajuda, sem medos, receios, preconceitos ou tabus. 

O profissional de saúde mental pode te ajudar muito mais do que você imagina! 
Já passou da hora das pessoas reconhecerem sua verdadeira importância.

Psicólogo não é coisa de louco. Terapia não é coisa de fresco. 
Conflitos também merecem atenção. 


#BusqueAjuda #SeConheça #FaçaTerapia 
#ProcureUmPsicólogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário